quizila

[a escravidão
virou em servidão salarial. rasga devagar, como pele de mar talhada a nau.
o sal queimand
o sol, curtind
a dor tragando a cor.]

diz/faço qualquer trabalho, y m/eu amor de volta todo dia

quizila contenção quebranto
forca
camisa de força
sexo à força
fórceps
cesárea
sem-injeção
interrupção
escondida do patrão
bast
ardo
mar
pardo
pra filha dele tem legalização
pra gente é
negação
disjunção
retenção no complexo de
contenção quizila quebranto
com
tensão
com
pleição
cor:
tição
ferrão
marcadura
queimadura
pele borbulha
raça impura
ferradura
a cavalo dado não se olha
dentadura
dentição
dente de leite
ama de leite
amarelo-azeite
âmago, dendezeiro, deleite!
farofa ebó padê
(tô falando cocaína não viu?)
Laroyê,
midádicumê?
y você,
chuta não
que é macumba
é o quê? enfeite?
é seita? aceite:
não é enredo
não é folclore
nem é possessão,
é religião.
uma ala no sambódromo
basta
ria? tava bom
pra catarse do delírio coletivo?
é primitivo? é
feitiçaria?
fantasia:
carnaval carniçal
bambuzal urubuzal
filial da sucursal do inferno colonial
“eu vim
porque me roubaram”
me venderam,
porque me compraram
me doeram
dor… arran
caram
dó?
mares de banzo
navegaram
dor, me odiaram.
chicotearam.
atearam fogo?
também,
no terreiro de iaiá
sopra um vento, Oyá,
que livrai-nos do mal do esque
cimento de quem?
os santos, malditos,
diriam amém,
rindo por dentro y
fingindo espanto?
quebranto
quizila
Ifá,
com você,
eu vim do mar.
do amargor eu podia saber de cor
a dor, me chamar de errante,
me ceder ao feitor.
eu podia ser só
matéria turva
memória podrejante em rio curva
mas mais, sou mais:
língua afiada, carne crua, mente assentada
y
pele.
agô, minha
pele tu
es
cura
alimenta minhas fundura
de um tanto
quebranto… quizila?
banzo.
quelê acalanto roncó: irê.
assim:
Orí forte plexo convexo
Ofá rumo:
sorte
calmaria
tecnologia ancestral

y força

que axé, princípio vital fim y meio,
é força

[a escravidão
criou um banzo transcontinental.]

(v. 05/2016)

Padrão

Deixe um comentário

